Quem Somos


História


Amor, fé e compromisso social. A história do Grupo Cynthia Charone é diretamente ligada à história da médica Cynthia Charone, sua idealizadora, que abriu sua primeira clínica em 1994, portanto há 25 anos, no município de Castanhal, Pará, atendendo a população mais carente através do Sistema Único de Saúde (SUS) em oftalmologia, sua primeira especialização. Hoje, Cynthia preside um Grupo em expansão com 14 unidades, abraçando o envelhecimento ativo e saudável e a medicina de qualidade de vida.

Para a expansão do atendimento, o Grupo Cynthia Charone trouxe a Belém, pelo Instituto Israelita Albert Einstein, o curso de pós-graduação em Gerontologia, especialidade que cuida de forma integral da pessoa idosa, realizada no formato In Company, para a equipe multidisciplinar de atenção ao idoso, que já está na segunda turma e ao final de 2019 já terá formado 75 especialistas em Gerontologia.

Em 2012, o Grupo Cynthia Charone atendeu a um edital do Governo do Pará para atendimento em Geriatria com equipe multiprofissional. O Hospital foi selecionado e começou a desenvolver o serviço, que desde então já atendeu a mais de 7 mil pessoas idosas, às quais passaram a ter acesso posteriormente ao programa Vitalidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para atender as demandas sociais, a médica Cynthia Charone criou o filantrópico do Grupo, a Associação Multidisciplinar de Atenção ao Idoso crianças, adolescentes e pessoas de baixa renda (AMAI), mantendo atendimento gratuito aos idosos que não podem pagar dentro do Programa Viver Mais, bem como os projetos Anjos da Amazônia, que leva atendimento móvel às comunidades e paróquias, e o projeto Recriar, de atendimento a crianças e jovens da rede pública de Belém com educação, artes e esportes.

Hoje, o Grupo Cynthia Charone já atendeu a mais de 120 mil pacientes e é referência em oftalmologia e atenção humanizada ao envelhecimento.


Cynthia Charone - coração que deu vida à nossa história


Cynthia Charone é médica especializada em oftalmologia, sua primeira especialidade com ênfase em Glaucoma; e pelo Instituto Israelita Albert Einstein  em gerontologia, especialidade que cuida de forma integral da pessoa idosa. Casada com Mério Muniz, diretor administrativo do Grupo, e mãe de dois filhos, Lucas e Rafaela, Cynthia Charone Desde muito cedo decidiu atender ao seu chamado de vida, e se dedicou inteiramente à medicina e ao cuidado daqueles menos favorecidos.

Após 20 anos de viagens pelo Pará cuidando e atendendo em oftalmologia e devolvendo a visão aos pacientes idosos por meio das cirurgias oftalmológicas, especialmente de catarata, Cynthia percebeu que as necessidades dessas pessoas não eram atendidas. E que cuidar da saúde significa muito mais que tratar doenças do corpo.

Essa preocupação com um envelhecer digno levou a médica a buscar a sua segunda especialização, em Gerontologia, e a se aprofundar nas necessidades cotidianas de quem já envelheceu e de quem quer envelhecer sob uma nova perspectiva: envelhecer de forma ativa, com o máximo de independência e autonomia, e sob um olhar que respeita a história de vida de cada um.

Em reconhecimento ao seu trabalho à frente do Grupo Cynthia Charone, a Dra. Cynthia Charone já foi agraciada com reconhecimentos através de honra ao mérito na Prefeitura de Belém, Câmara Municipal de Belém, Assembleia Legislativa do Pará e pela Câmara Federal, quando foi agraciada com a medalha do Mérito Legislativo 2016.